Link para página

  • Descrição Geral

    No âmbito do projeto «Vidas e Memórias de uma Comunidade» está a proceder-se à recolha de testemunhos dos habitantes do concelho sobre diversas temáticas, organizadas em quatro elementos axiais: família e sociedade, escola, trabalho, migrações, e lazer e celebrações.
    Para além do site, onde se encontram digitalizados muitos documentos relativos à história local, foram editadas publicações e realizadas outras ações de divulgação do património local, tais como exposições temáticas, palestras e recriação de tradições.

    Em resumo, são dois os principais objetivos do projeto:

    1- Estimular a reflexão em torno da importância do património cultural, através da realização de ações de formação, palestras, recriação de tradições e edificações tradicionais;

    2- Criar fontes de informação (digitais e em papel) dirigidas a académicos, decisores políticos, empresários, estudantes e população em geral, que possam apoiar futuras ações de desenvolvimento local (instalação de empresas ligadas ao turismo cultural e gastronómico e outras).

    Em Portugal, a criação de catálogos de recursos online de testemunhos culturais e vivenciais é, ainda, uma estratégia muito pouco utilizada para preservar e disseminar informação histórica, etnográfica e sociológica, e, no entanto, a cultura do mundo rural não poderá dar-se a conhecer, inteiramente, senão pela sua oralidade. 
    A Biblioteca Municipal José Baptista Martins ficará com a responsabilidade de preservar, divulgar e disponibilizar ao público os recursos informativos obtidos com esta iniciativa, cabendo-lhe ser “um agente essencial na recolha, preservação e promoção da cultura local em toda a sua diversidade”, como preconizam as diretrizes da UNESCO. Assim desde 2009 que a BMJBM tem vindo a desenvolver as medidas necessárias à concretização das ações previstas no projeto, cuja implementação está a cargo de uma equipa multidisciplinar constituída por elementos da comunidade, com formação e interesse pela temática, e por funcionários da biblioteca.

    Este projeto interagirá com as atividades culturais, educativas e sociais que a Biblioteca Municipal já está a desenvolver, como estratégia de combate à iliteracia e à exclusão de adultos e idosos, e funcionará como instrumento fomentador da aprendizagem ao longo da vida.

    A presente iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, cofinanciada pelo FEADE