Fotografias de José Rocha
José Pinto de Oliveira Rocha nasceu em Vila Velha de Ródão, no Porto do Tejo, em 24 de julho de 1904. É o filho primogénito de Matilde Pinto de Oliveira e de Manuel Maria da Rocha.
Iniciou os estudos primários em Vila Velha de Ródão e concluí-os em Gavião de Abrantes. Frequentou depois os liceus de Portalegre, Castelo Branco e Coimbra.
Em 1923 concluiu a licenciatura em Ciências Fisico-Químicas pela Universidade de Coimbra e aí iniciou a sua carreira docente, no Liceu D. João III, onde permaneceu durante quinze anos, até lhe ser imposta a transferência para os Açores. Sabendo que esta nomeação se devia à sua oposição, pública e frontalmente assumida, ao regime vigente, não se sujeitou e preferiu demitir-se.
Continuou a lecionar em Coimbra mas no ensino particular, onde foi respeitado não só como professor, mas também como Homem que soube sempre colocar os princípios da cidadania à frente dos interesses pessoais.
Casou em 1948 com Hermínia Alves Monteiro de Coimbra e não tiveram filhos.
Devotado à sua terra e aos seus conterrâneos, durante as férias dava explicações a jovens de Vila Velha de Ródão e acompanhava regularmente os doentes desta localidade desta localidade internados no Hospital da Universidade de Coimbra, visitando-os, recomendando-os aos médicos seus antigos alunos e enviando notícias para a família.
O Dr. José Rocha, como era conhecido e respeitado, tanto em Coimbra, a sua segunda «pátria», como em Vila Velha de Ródão, foi um homem muito simples, franco e honesto.