Os fornos de Amarelos
No dia 17 de março de 2013, em Amarelos, uma aldeia da freguesia de Sarnadas de Ródão e do concelho de Vila Velha de Ródão, foi organizada, pela associação recreativa e cultural da localidade, a Festa dos Fornos.
Sebastião Canelas, um empresário de panificação de Amarelos e presidente da associação, refere que a ideia de realizar esta iniciativa se prendeu com a necessidade de angariar fundos para a associação de Amarelos, mas também com a vontade de valorizar os fornos da aldeia, dando-lhe de novo o protagonismo que tiveram noutros tempos na alimentação das gentes da aldeia.
Ao longo do dia, centenas de pessoas participaram na iniciativa e dezenas de habitantes locais trabalharam para que a festa fosse um sucesso. Quem visitou Amarelos nesse dia, aprendeu como se confecionava o pão, os bolos tradicionais e as tigeladas. A esmerada organização encarregou-se de zelar para que não faltasse animação (com passeatas de burro e música ao vivo) e boa comida com um almoço onde marcaram presença as sopas caseiras, as farinheiras assadas em folhas de couve, o cabrito guisado, e outras comidas da festa. A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, no âmbito do projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade, acompanhou as atividades do dia e, com as imagens e testemunhos recolhidos, elaborou o documentário que aqui apresentamos.
Documentário “Os fornos de Amarelos” realizado em Amarelos pela BMJBM em 17 de março de 2013.
Álbum de Fotos